sábado, 22 de dezembro de 2007

Mais de 50 narrativas

Esta coletânea de narrativas é resultado da escrita livre das crianças, de algumas mães, pais e avós, de voluntários do Instituto C&A e de profissionais envolvidos (as) nos Projetos Casa de Saberes e Lugares Onde Moram as Palavras, ambos implementados na Escola Estadual Hegésippo Reis, ao longo do ano de 2007.
Diante das atividades de promoção da leitura literária, que foram realizadas junto aos autores (as) desta coletânea, escrever tornou-se uma conseqüência, fruto do amadurecimento enquanto leitores (as). Registramos a contribuição dada pelo Projeto Mediadores de Leitura, implementado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, através do acervo literário que foi disponibilizado à Escola.
Foi prazeroso promover um encontro entre o livro e a criança, entre o livro e o adulto, através de leituras livres, sem as amarras da obediência a um currículo escolar. As narrativas aqui publicadas nos permitem perceber a capacidade dos (as) autores (as) de fantasiar, de criar e falar da realidade com arte e sensibilidade.
O resultado que temos não teria sido possível sem um percurso fértil de acesso aos livros, com autonomia. Sem as leituras lidas e ouvidas, contadas e cantadas, permeadas pela arte que envolve o poético, o estético e o movimento do texto literário, tudo teria sido mais difícil. A liberdade de criar possibilidades a partir das narrativas lidas, de escolher, de criticar, de viajar na imaginação, de fazer descobertas e de encontrar respostas, de interagir com outros leitores de maneira harmoniosa ou conflitante, é certo que, em muito, acrescentou às histórias de leitores (as) de cada um (a) dos (as) autores (as).
Nessa trajetória a Oficina de Leitura da Escola nos pareceu um espaço um tanto mágico, como se expressam as crianças, continuamente, para contarem sobre como é prazeroso dialogar com os personagens que saltam dos livros, conduzindo-as ao encontro com a fantasia, o prazer e a liberdade. Para elas um conjunto de atividades tornou facilitadas as mediações de leitura: as rodas de leitura, as conversas com os (as) escritores (as), o recital e sarau poéticos, o seminário e a gincana literária, a malinha poética, a mala de leitura, o avental de contar histórias, o acesso aos sites literários, as visitas às livrarias, pinacoteca, bibliotecas, os Sábados Literários, os encontros da atividade A praça também é lugar de leitura, a correspondência interescolar, entre outras, promoveram a leitura e o conhecimento.
As oficinas de formação com os (as) educadores (as) e voluntários (as) garantiram não somente se descobrirem como leitores (as), mas a construção da programação de mediação de leitura que foi desenvolvida junto às crianças com enorme competência. A presença dos livros literários nos encontros com as famílias permitiu reafirmar a leitura como uma estratégia central, no contexto do projeto político-pedagógico da Escola.
É por tudo isso que temos a satisfação de apresentar Mais de 50 Narrativas: ensaios livres de crianças e adultos.

Organizadoras: Cláudia Santa Rosa e Maria Evania de Oliveira
Editora: Instituto de Desenvolvimento da Educação
Livro em Brochura
1ª Edição - 2007 - 89 páginas.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Canto das Diferenças



Além da apresentação durante o espetáculo de encerramento das atividades letivas e oficinas, o Coral Canto das Diferenças apresentou-se no dia 18/12 na agência do Banco HSBC da Av. Prudente de Morais e no Abrigo de idosos Juvino Barreto. Já no dia 21/12 fez a abertura da solenidade de posse dos diretores eleitos das escolas da rede estadual, realizada no Hotel Praiamar com as presenças da Governadora do Estado do RN, da Secretaria de Educação, entre outras autoridades e educadores.

Espetáculo de Encerramento

Coral Canto das Diferenças apresenta repertório em homenagem ao Natal.

Literatura tem lugar de destaque durante as apresentações.

D. Conceição, avó de crianças da Escola, faz pronunciamento e recita poesia, representando as famílias.

Grupo de Teatro durante a sua apresentação.

Pastoril em homenagem a época do Natal e a cultura popular.
Grupo de Dança Popular realiza coreografia dramática e a Comunidade prestigia.

Crianças dramatizam texto montado durante as oficinas.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Espetáculo Encerra Ano Letivo

O Espetáculo "Palavras e Ritmos no Natal das Diferenças" encerra o ano letivo da Escola e as atividades dos projetos "Lugares Onde Moram as Palavras" e "Canto das Diferenças" implementados pelo Instituto de Desenvolvimento da educação (IDE) em parceria, respectivamente, com o Instituto C&A e Instituto HSBC Solidariedade. O espetáculo será realizado no dia 19/12/2007, a partir das 18 horas, na calçada da Escola para que todo bairro possa assisti-lo. No dia 20 as crianças do 5º ano despedem-se da Escola, lançando o livro "Mais de 50 Narrativas - ensaios de crianças e adultos", pela Editora do IDE.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Finalmente o nosso Parque!

Um espaço sem vida e que mais servia para juntar objetos inúteis e tambores de lixo tranformou-se num espaço de lazer para as crianças, contando com os recursos do 1º Bazar com peças doadas pelas lojas C&A de Natal.









terça-feira, 2 de outubro de 2007

Lojas C&A doam peças para Bazar

A comunidade escolar e a população de Nova Descoberta mobilzou-se para o grande sucesso que foi o Bazar com peças doadas pelas Lojas C&A. Peças com pequenos e grandes defeitos e atém mesmo novinhas foram disputadas pelos Clientes. Ao final de 4 horas de vendas a Escola teve um saldo de R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais) a serem aplicados, integralmente, em favor da Escola, especialmente do projeto político-pedagógico "Casa de Saberes." A organização do Bazar ficou por conta dos funcionários da Escola, dos Voluntários e lideranças da C&A. Enquanto os pais compravam as crianças participaram de atividades de mediação de leitura na Sala de Leitura da Escola.

sábado, 22 de setembro de 2007

A Minha Imaginação

Hoje é um dia lindo
A casa é azul
O menino conta história
O passarinho é colorido
E o homem é um esquisito.

(Maria Clara - 09 anos)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Prêmio Prazer em Ler - Voluntários







Os(as) Voluntários(as) do Instituto C&A, em Natal, estão entre os nove finalistas do "Prêmio Prazer em Ler - Voluntários", identificados em todo Brasil. O reconhecimento é decorrente do grande trabalho que tem sido realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação(IDE) e a Escola Estadual Hegésippo Reis, na área de promoção da leitura. Uma vez por semana os Voluntários atuam na Escola, realizando rodas de leitura, contação de histórias, dramatizações de contos literários, entre outras ações, destacando-se a atividade "A Praça também é Lugar de Leitura", que acontece na última quarta-feira de cada mês, numa praça da comunidade. Esse trabalho tem merecido o respeito de todos, especialmente das crianças, que vibram com a chegada dos Voluntários à Escola. Ressalta-se, também, a atuação marcante dos gerentes das Lojas C&A, que têm assumido a postura de Voluntários, atuando junto às crianças em vários momentos. Parabéns, Voluntários(as)!!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Praça também é Lugar de Leitura

Ontem foi dia de encontro na praça. Tudo estava, caprichosamente, organizado pelos(as) Voluntários do Instituto C&A, pelos(as) educadores(as) do IDE e professoras da Escola Estadual Hegésippo Reis. Quando o relógio cravou 16 horas, centenas de crianças, algumas delas acompanhadas de irmãos ou irmãs, primos, vizinhos, mães, avós... estavam na praça da comunidade. Livros espalhados pelos canteiros, faziam um belo convite à leitura. Foi bonito de se ver crianças concentradas, lendo juntas ou sozinhas, viajando pelo mundo mágico das palavras que contam histórias. Mães liam para os filhos(as), crianças para crianças, educadores e/ou voluntários para crianças. O livro aproximava as pessoas. No cair da tarde, juntaram-se todos(as) num mesmo espaço e quem sentiu vontade falou das histórias lidas, sugeriu leituras, cantou, dramatizou personagens, recitou poemas e trechos de cordel... Um grupo de voluntários dramatizou a história de uma fadinha muito moderna, ararcando muitos risos dos presentes. De minha parte, voltei com uma certeza: as crianças estão lendo!
por Cláudia Santa Rosa












quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Já escolhemos as "7 maravilhas do RN"

Inspirados na campanha "7 Maravilhas do RN", implementada pelo jornal Diário de Natal, realizamos enquete na comunidade escolar, em residências e no comércio do bairro de Nova Descoberta. As "7 Maravilhas do RN" que receberam o maior número de indicações, foram as seguintes:

1- Fortaleza dos Reis Magos - 225 indicações (Foto: Roberto Duarte)
2- Morro do Careca - 139 indicações
3- Maior Cajueiro do Mundo - 123 indicações
4- Praia de Pipa - 64 indicações
5- Dunas de Genipabu - 48 indicações
6- Pórtico da Entrada de Natal - 46 indicações
7- Teatro Alberto Maranhão - 16

Uma exposição do estudo acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 9h30, na própria Escola.


segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Projeto "As 7 maravilhas do Rio Grande do Norte."

O Jornal Diário de Natal publicou matéria sobre o projeto, na edição de "O Poti" do dia 19/08/2007. Há uma versão online, disponível no site do jornal. Basta acessar o seguinte endereço http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=2&idmat=162104 Nas duas fotografias acima, crianças realizam enquete/pesquisa para apurar as 7 maravilhas do Rio Grande do Norte, na opinião da comunidade escolar e de habitantes do bairro de Nova Descoberta.

domingo, 26 de agosto de 2007

Esta é a nossa escola...

A nossa escola é bem pequenininha, mas cabe todos nós. Tem cores alegres e plantinhas na entrada. Tem as salas das oficinas de números, de projetos, de escrita, de leitura. As oficinas de teatro, de canto coral e dança popular acontecem no pátio coberto, que também é o nosso ponto de encontro. É lá o local onde lanchamos, brincamos, realizamos as assembléias, as exposições, reuniões e festas. Na oficina de leitura ficam também os computadores, que também tem internet. Em nossa escola acontecem os projetos "Lugares onde moram as palavras" e o "Canto das Diferenças" e temos parceiros como o Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE (www.ideducacao.org.br), o Instituto C&A (www.institutocea.org.br), o Instituto HSBC Solidariedade (www.porummundomaisfeliz.org.br), a Loja Maçônica Padre Miguelinho, provedor Supercabo (www.supercabonatal.com.br) e a Salamandra Software & Design (www.salamandrasoftware.com.br). É por causa desses parceiros que podemos desenvolver o projeto Casa de Saberes, com tantas coisas legais.