sábado, 22 de dezembro de 2007

Mais de 50 narrativas

Esta coletânea de narrativas é resultado da escrita livre das crianças, de algumas mães, pais e avós, de voluntários do Instituto C&A e de profissionais envolvidos (as) nos Projetos Casa de Saberes e Lugares Onde Moram as Palavras, ambos implementados na Escola Estadual Hegésippo Reis, ao longo do ano de 2007.
Diante das atividades de promoção da leitura literária, que foram realizadas junto aos autores (as) desta coletânea, escrever tornou-se uma conseqüência, fruto do amadurecimento enquanto leitores (as). Registramos a contribuição dada pelo Projeto Mediadores de Leitura, implementado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, através do acervo literário que foi disponibilizado à Escola.
Foi prazeroso promover um encontro entre o livro e a criança, entre o livro e o adulto, através de leituras livres, sem as amarras da obediência a um currículo escolar. As narrativas aqui publicadas nos permitem perceber a capacidade dos (as) autores (as) de fantasiar, de criar e falar da realidade com arte e sensibilidade.
O resultado que temos não teria sido possível sem um percurso fértil de acesso aos livros, com autonomia. Sem as leituras lidas e ouvidas, contadas e cantadas, permeadas pela arte que envolve o poético, o estético e o movimento do texto literário, tudo teria sido mais difícil. A liberdade de criar possibilidades a partir das narrativas lidas, de escolher, de criticar, de viajar na imaginação, de fazer descobertas e de encontrar respostas, de interagir com outros leitores de maneira harmoniosa ou conflitante, é certo que, em muito, acrescentou às histórias de leitores (as) de cada um (a) dos (as) autores (as).
Nessa trajetória a Oficina de Leitura da Escola nos pareceu um espaço um tanto mágico, como se expressam as crianças, continuamente, para contarem sobre como é prazeroso dialogar com os personagens que saltam dos livros, conduzindo-as ao encontro com a fantasia, o prazer e a liberdade. Para elas um conjunto de atividades tornou facilitadas as mediações de leitura: as rodas de leitura, as conversas com os (as) escritores (as), o recital e sarau poéticos, o seminário e a gincana literária, a malinha poética, a mala de leitura, o avental de contar histórias, o acesso aos sites literários, as visitas às livrarias, pinacoteca, bibliotecas, os Sábados Literários, os encontros da atividade A praça também é lugar de leitura, a correspondência interescolar, entre outras, promoveram a leitura e o conhecimento.
As oficinas de formação com os (as) educadores (as) e voluntários (as) garantiram não somente se descobrirem como leitores (as), mas a construção da programação de mediação de leitura que foi desenvolvida junto às crianças com enorme competência. A presença dos livros literários nos encontros com as famílias permitiu reafirmar a leitura como uma estratégia central, no contexto do projeto político-pedagógico da Escola.
É por tudo isso que temos a satisfação de apresentar Mais de 50 Narrativas: ensaios livres de crianças e adultos.

Organizadoras: Cláudia Santa Rosa e Maria Evania de Oliveira
Editora: Instituto de Desenvolvimento da Educação
Livro em Brochura
1ª Edição - 2007 - 89 páginas.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Canto das Diferenças



Além da apresentação durante o espetáculo de encerramento das atividades letivas e oficinas, o Coral Canto das Diferenças apresentou-se no dia 18/12 na agência do Banco HSBC da Av. Prudente de Morais e no Abrigo de idosos Juvino Barreto. Já no dia 21/12 fez a abertura da solenidade de posse dos diretores eleitos das escolas da rede estadual, realizada no Hotel Praiamar com as presenças da Governadora do Estado do RN, da Secretaria de Educação, entre outras autoridades e educadores.

Espetáculo de Encerramento

Coral Canto das Diferenças apresenta repertório em homenagem ao Natal.

Literatura tem lugar de destaque durante as apresentações.

D. Conceição, avó de crianças da Escola, faz pronunciamento e recita poesia, representando as famílias.

Grupo de Teatro durante a sua apresentação.

Pastoril em homenagem a época do Natal e a cultura popular.
Grupo de Dança Popular realiza coreografia dramática e a Comunidade prestigia.

Crianças dramatizam texto montado durante as oficinas.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Espetáculo Encerra Ano Letivo

O Espetáculo "Palavras e Ritmos no Natal das Diferenças" encerra o ano letivo da Escola e as atividades dos projetos "Lugares Onde Moram as Palavras" e "Canto das Diferenças" implementados pelo Instituto de Desenvolvimento da educação (IDE) em parceria, respectivamente, com o Instituto C&A e Instituto HSBC Solidariedade. O espetáculo será realizado no dia 19/12/2007, a partir das 18 horas, na calçada da Escola para que todo bairro possa assisti-lo. No dia 20 as crianças do 5º ano despedem-se da Escola, lançando o livro "Mais de 50 Narrativas - ensaios de crianças e adultos", pela Editora do IDE.